Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

ESTUDO DA PERFORMANCE DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA

Thales P. Franchi1, Thiago P. Franchi1, Joel R. Pinto1, Heverton B. Sanches1, Alessandro Bogila1, Denis Borg1

1Centro Universitário Facens

E-mail: thales.prini@facens.br

O presente artigo visa apresentar um estudo comparativo da geração de energia elétrica produzida pelos painéis fotovoltaicos conectados ao inversor fotovoltaico de 12,5 kW que está instalado na microusina fotovoltaica no campus do Centro Universitário Facens. Este estudo envolve uma descrição detalhada da análise de desempenho do sistema e uma avaliação matemática através do cálculo de índices, como: produtividade e rendimento global da instalação. A microusina fotovoltaica citada é conectada à rede elétrica da concessionária local e possui a potência instalada (soma das potências nominais dos inversores fotovoltaicos) de 64 kW distribuídos em 4 inversores fotovoltaicos, sendo um inversor de 20 kW, um inversor de 17,5 kW, um inversor de 15 kW e por fim um inversor de 12,5 kW. A instalação fotovoltaica do Centro Universitário Facens é dividida em dois subsistemas, sendo um subsistema fixo composto por 210 módulos fotovoltaicos de 245 Wp e o outro subsistema rastreador solar com 42 módulos fotovoltaicos de mesma potência. Para a realização do presente estudo foi escolhido o inversor do subsistema rastreador solar, no qual possui instalado uma string de 21 módulos fotovoltaicos conectados em série de 245 Wp (potência de cada módulo fotovoltaico) em cada entrada do inversor (2 entradas com rastreio do ponto de máxima potência), denominando dessa forma que a potência de pico do conjunto dos módulos desse subsistema é de 10,29 kWp. O estudo realizado é compreendido por um período de 3 anos com início em 1 de janeiro de 2017 e término em 31 de dezembro de 2019. Através do levantamento da localidade da instalação, de informações de radiação solar mensal e de dados de geração de energia elétrica oriunda do inversor fotovoltaico foi possível calcular a estimativa de geração de energia elétrica, os índices de produtividade e de rendimento global mensal e anual para cada etapa do subsistema. Onde foi possível verificar que o índice de produtividade média anual do sistema rastreador solar ficou acima de 122 kWh/kWp e o rendimento global médio anual acima 87 %, demonstrando dessa forma que o sistema está funcionando de acordo com o previsto e gerando economia à instituição.

Palavras-chave: inversor fotovoltaico, energia solar, sistema On-Grid.

Agradecimentos: Ao Centro Universitário Facens pelo apoio ao desenvolvimento deste trabalho.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.