Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

POTENCIAL ENERGÉTICO DA BIOMASSA RESIDUAL DO PROCESSO DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE MELALEUCA (Melaleuca alternifolia Cheel)

Sophia L. V. Santos1, João O. P. Tomeleri1, Fábio D. de Jesus2, Fábio M. Yamaji1, Franciane A. de Pádua1

1UFSCar, 2UFLA

E-mail: tomelerijp@gmail.com

Temas ligados ao estudo e caracterização de materiais residuais vêm sendo constantemente abordados, no que diz respeito a seleção de materiais disponíveis e mais apropriados para aplicações energéticas. O objetivo deste trabalho foi a caracterização dos resíduos do processo de extração do óleo essencial da Melaleuca alternifólia Cheel com o intuito de uma futura aplicação em bioenergia. O material residual pós extração composto por folhas e lenho (fustes) foi separadamente caracterizado quanto a umidade, teor de cinzas, carbono fixo, materiais voláteis e poder calorífico superior (PCS). Além disso, foram fabricados briquetes com cinco diferentes proporções dos resíduos (folha e lenho) para a determinação de suas resistências mecânicas. Os resíduos de folha apresentaram menor umidade base seca (36,8%) e maior poder calorífico (5.120 Kcal/Kg) que o lenho residual, no entanto apresentaram maior teor de cinzas (4,11%), 61,6% superior ao lenho residual. Os briquetes de Melaleuca alternifólia Cheel apresentaram resistência mecânica variando de 0,323 MPa a 0,671 MPa. A resistência mecânica do briquete produzido por 50% do lenho e 50% da folha foi superior às demais blendas.

Palavras-chave: briquetes, resíduos, Melaleuca alternifólia.

Agradecimentos: Laboratório de Biomassa e Bionergia- UFSCar e CNPq.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.