Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

GERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE

AVALIAÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DA INSERÇÃO DA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA DENTRO DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO

Gabriel D. S. Valadares1, Milthon S. Silva1

1Universidade Federal de Sergipe

E-mail: gabrieldelian@gmail.com

Devido à globalização da energia elétrica, existe uma enorme demanda deste insumo atualmente, uma vez que ele é de suma importância para desenvolvimento das sociedades atuais. Todavia, grande parcela da energia produzida nos países desenvolvidos provém de grandes centrais produtoras de energia. Por outro lado, a Geração Distribuída gera eletricidade em pequena escala a partir de diversos recursos energéticos, como as energias renováveis. Nesse contexto, é utilizada a energia solar fotovoltaica como Geração Distribuída para estudar o impacto da sua inserção nos sistemas de distribuição de energia existentes. Esse artigo estuda um sistema extraído da NT 0057/2014 – SRD/ANEEL, de 11 de junho de 2014. Para as simulações foi escolhido o software OpenDSS, pois além de executar estudos de fluxo de carga, ele analisa a conexão de geração solar distribuída em questão às redes de distribuição. Os resultados obtidos através das simulações foram divididos em Cenário 1, 2 e 3, sendo respectivamente: sem inserção da energia fotovoltaica; com a inserção e com a inserção da energia solar com alterações na dimensão das unidades de geração. E, com isso, os cenários são comparados entre si. Posteriormente, foram observados os desvios de tensões entre os Cenários e as modificações sofridas nos perfis de tensão nos pontos de carga escolhidos para análise foram comparadas com os limites estabelecidos pela ANEEL no Módulo 8 do PRODIST. Outrossim, uma análise concisa sobre as perdas nas linhas e transformadores do sistema entre os segmentos escolhidos foi realizada. A partir dessas análises, pode-se inferir que para o primeiro Cenário sua perda total ativa é de 2,741% e reativa de 7,1832%. Após a inserção da energia fotovoltaica houve apenas redução nas perdas das linhas e transformadores, totalizando 2,35% de perda total ativa e 5,882% reativa. Porém, a partir das mudanças nas potências dos geradores, a redução é menor em determinados segmentos e em outros há aumento nas perdas, resultando em 2,572% de perda total ativa e 6,5088% reativa. Em suma, o implante desse software para estudos de impactos na rede é uma alternativa para a redução de custos, a partir da redução das perdas técnicas e níveis reativos.

Palavras-chave: OpenDSS, geração distribuída, avaliação de parâmetros elétricos.

Agradecimentos: O estudante Gabriel Delian Silva Valadares gostaria de agradecer seu orientador que através de seu conhecimento e experiência promoveu grande assistência na condução dessa pesquisa.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa