Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

TÉCNICAS DE MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DA TENSÃO DE MODO COMUM EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

José R. N. Ferreira1, Alberto S. Lock1, Ewerton B. da S. Queiroz1, Francisco C. L. Brasil1

1Universidade Federal da Paraíba

E-mail: joseramonnunes@gmail.com

A Tensão de Modo Comum (CMV – Common Mode Voltage) é considerada um problema em sistemas elétricos por gerar harmônicos de tensão, o que por sua vez ocasiona harmônicos de Corrente de Modo Comum (CMC - Common Mode Current) em todas as fases da tensão, provocando a redução significativa da vida útil dos equipamentos elétricos. Seu surgimento ocorre por Interferências Eletromagnéticas (EMI – Electromagnetic Interference) provocadas por motores, transmissores e demais cargas não lineares conectadas à rede elétrica. Computadores, fontes de alimentação e dispositivos eletrônicos que operam com valores de tensão nominal são os mais afetados pela CMC. Em sistemas conectados à rede, a CMC causa complicações no fornecimento da tensão gerada pelo arranjo das células solares, contaminando a rede com harmônicos de corrente. Nesse caso, a CMV é provocada por uma capacitância parasita de realimentação entre o capacitor do barramento e a tensão de rede. A pesquisa propõe investigar estratégias de controle PWM (Pulse Width Modulation) aplicados a conversores CC/CA (Corrente Contínua/Corrente Alternada) trifásicos, com foco na redução da Tensão de Modo Comum em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. O método aplicado no estudo é validado primeiramente pela explanação teórica e a modelagem dos tipos de controles estudados, aplicando-as na simulação em planta desenvolvida no software Matlab, além de simulações desenvolvidas no software PSCAD. As técnicas de controle serão demonstradas e comparadas nas simulações, com a aplicação dos métodos: SVPWM (Space Vector Pulse Width Modulation) e OCC (One Cicle Control). Os controladores citados possuem características relevantes sob a perspectiva da redução da Tensão de Modo Comum em sistemas fotovoltaicos conectados à rede, melhorando substancialmente a qualidade da energia produzida por esses sistemas. Com as técnicas propostas, obtém-se os resultados de sinal de saída da tensão sem distorções de corrente, mesmo com a previsibilidade de interferências externas.

Palavras-chave: tensão de modo comum, interferências eletromagnéticas, métodos PWM, sistemas fotovoltaicos.

Agradecimentos: Ao Professor Dr. Alberto Soto Lock pelo grande apoio, dedicação e orientação na pesquisa em desenvolvimento.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.