Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

RESÍDUOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DESCARTE DE LÂMPADAS - INSTRUINDO MUNÍCIPES DE ASSIS CHATEAUBRIAND–PR

Grazielli Bueno1, Pedro H. S. Eller2, Amanda M. Pinto33, Kátia C. K. Novaes24

1Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand, 2UTFPR - Campus Pato Branco, 3UFPR - Setor Palotina, 4Instituto Federal do Paraná

E-mail: grazielli.bueno@ifpr.edu.br

A eficiência energética abrange diversas áreas e uma delas é realizada nos estudos de iluminação que tem sido tratada como um assunto relevante na sociedade contemporânea, visto que tem consequências diretamente ligadas à questão financeira e ambiental. Ademais, inclui o descarte de lâmpadas, que tem um grande impacto no meio ambiente por conta dos materiais contaminantes contidos no interior de alguns modelos dessas. Assim, objetiva-se com este trabalho conscientizar e educar a comunidade a respeito de eficiência energética, bem como o descarte apropriado de lâmpadas. E, a partir disso, promover palestras com base em dados retirados de entrevistas realizadas por meio de formulários no Jardim Jussara em Assis Chateaubriand, que propõe melhorar o comportamento populacional, impactando na sustentabilidade, economia residencial e desenvolvimento local. Com base nos métodos utilizados no trabalho, percebe-se que a conscientização é uma ferramenta muito útil, uma vez que a principal causa da ineficiência energética e descarte inadequado é a falta de informação.

Palavras-chave: conscientização, descarte, eficiência energética.

Agradecimentos: IFPR - Assis Chateaubriand


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.