Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

POLÍTICAS E SEGURANÇA ENERGÉTICAS

A PARTICIPAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NA GESTÃO PÚBLICA PARA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

Mário J. R. Júnior1, Paulo S. Figueiredo2

1Centro Universitário Senai Cimatec, 2Universidade Federal da Bahia

E-mail: ramosjuniormariojoel@gmail.com

O Acordo de Paris foi assinado com o intuito de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, neste acordo, o Brasil se comprometeu a aumentar a participação em energias renováveis na matriz energética. O objetivo deste estudo é avaliar como, na gestão do setor elétrico, a energia eólica está contribuindo para o cumprimento das metas assumidas no acordo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados 10 estudos pertinentes e, juntamente com uma análise dos dados disponíveis no Relatório de Balanço Energético Nacional, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), foi possível comparar os dados obtidos no período com as metas estabelecidas e avaliar o sucesso das políticas para o setor no atingimento dos objetivos mencionados. Os resultados demostram que a energia eólica é a fonte renovável que mais que mais se beneficiou dos incentivos ficais e, assim, contribuiu para a expansão da participação da energia renovável na matriz energética brasileira através do aumento da capacidade instalada e pode contribuir para ganhos em eficiência energética.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Estratégia Pública para Sustentabilidade; Energia Renovável.

Agradecimentos: Agradecimento ao Centro Universitário Senai Cimatec.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.