Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

RESÍDUOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Geração de energia térmica em cimenteiras: um estudo exploratório no Brasil com base na Avaliação do Ciclo de Vida do processo de cogeração de resíduos agroindustriais

Nathalia R. Silva1, Diogo A. L. Silva1

1Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba

E-mail: nathaplok30@gmail.com

O uso de resíduos agroindustriais é necessário na indústria cimenteira para complementar a demanda energética e os insumos necessários ao processo de produção do clínquer, material base para a produção de cimento padrões do tipo CP II, por exemplo. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer o desempenho ambiental do processo de queima de resíduos agroindustriais para a produção de cimento numa empresa da região nordeste do Brasil. A empresa produz de 70-90.000 ton/ano de cimento tipo CP II. Assim, a demanda energética em sua planta de energia é alta. Na planta, coque e resíduos agroindustriais (resíduos de tecido, pneus inservíveis, e diversos tipos de biomassa) são utilizados como insumos principais no processo. Dados primários para a realização da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do processo de combustão dos resíduos agroindustriais foram coletados entre 2016-2017, para a unidade funcional da produção média de 53.681,31 Kcal/mês de energia térmica. Para tal produção de energia, 1.116 ton de resíduos são demandados, e a ACV revelou o efeito do uso desses resíduos sobre o desempenho ambiental do processo de combustão. As seguintes categorias de impacto foram avaliadas: Potencial de Escassez de Água, Potencial de Acidificação e de Oxidação, Potencial de Depleção de Recursos Abióticos e Potencial de Toxicidade Humana. Os resultados parciais apontam que a alteração do mix energético de resíduos é benéfica para a maioria das categorias de impacto, principalmente sobre o Potencial de Oxidação. Todavia o cenário pode ser melhor se a distância da coleta dos resíduos para a cimenteira fosse diminuído.

Palavras-chave: Cogeração; Cimenteira; ACV.

Agradecimentos: PROEX UFSCar (Processo Nº 23112.106534/2019-03) e FUNDEP (Processo Nº 24087).


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.