Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

DIAGNOSTICO ENERGÉTICO DE UM MÓDULO FOTOVOLTAICO PARA AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA CIDADE DE RECIFE-PE: SUBSÍDIOS TÉCNICOS PARA A SUA CONVERSÃO EM MODULO PV/T.

João P. S. dos Santos1, Guilherme J. Souza1, Antônio J. de Melo1, Jorge R. Henríquez1, José A. P. da Costa2, Álvaro A. Ochoa2

1Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Mecânica, Recife, Brasil, 2Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Recife, Brasil

E-mail: rjorge@ufpe.br

Coletores solares híbridos são uma alternativa para o aproveitamento térmico e elétrico da energia solar disponível. O aproveitamento elétrico pode ser realizado através do uso de células fotovoltaicas enquanto que a energia térmica pode ser obtida, entre outros, com coletores solares planos. Este último consiste numa superfície adequadamente seletiva para favorecer a absorção de energia solar, consequentemente o seu aquecimento e desta forma ser transferida a um fluido de trabalho que recupera e transporta essa energia para alguma aplicação. Placas fotovoltaicas também sofrem aquecimento devido a absorção de energia solar e o seu resfriamento pode ser necessário em função da perda de eficiência com a elevação de temperatura. Assim, estas duas formas de aproveitamento podem estar presentes num único equipamento em sinergia, por um lado ajudando a resfriar as células fotovoltaicas e por outro utilizando a energia térmica produzida para aplicações de aquecimento em baixas temperaturas. Este trabalho descreve um estudo de diagnóstico energético de um coletor fotovoltaico funcionando em condições ambientais na cidade de Recife com o objetivo de verificar a viabilidade de sua transformação em um coletor solar híbrido, PV/T. O diagnóstico é realizado seguindo uma metodologia experimental, enquanto que o estudo de conversão é teórico. Os resultados do diagnóstico mostram que as temperaturas alcançadas na superfícies anterior e posterior das células fotovoltaicas tem potencial para serem aproveitadas para o aquecimento de água para uso residencial e aplicações industriais para água de lavanderia no segmento têxtil.

Palavras-chave: Energia solar, Análise experimental, Teste de coletores, Coletor solar híbrido.

Agradecimentos: CAPES, Propesq-UFPE


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa