Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

EÓLICA

A DESCREDIBILIZAÇÃO DAS PEQUENAS TURBINAS EÓLICAS DE EIXO VERTICAL

Yan F. de O. Cavalcante1

1Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEE)

E-mail: yanfelipeoc@hotmail.com

Análise de desempenhos de pequenas turbinas eólicas de eixo horizontal (HAWT), demonstram que aproximadamente metade das turbinas instaladas em ambiente urbano possuem fator de carga negativo, sendo as turbinas de eixo vertical uma opção mais viável para este ambiente. Entretanto, após os anos 80 e o esfriamento do mercado eólico, o marketing da indústria eólica convencional levou a perda de credibilidade das VAWT’s. Por conta do uso histórico individual das turbinas VAWT’s e a perda de credibilidade, levaram a uma fuga de investimento em pesquisas e desenvolvimento desta tecnologia.O marketing de turbinas convencionais realizarem comparações sobre o desempenho de suas tecnologias sobre a VAWT com pouca transparência. Além da falta de normas e padrões de desempenho, segurança, confiabilidade e ruído para SWT. Sendo apenas no ano de 2009, criado o Small Wind Certification Council (SWCC), sendo um certificador para verificar se as SWT atendem o desempenho, durabilidade e segurança dos padrões estabelecidos.No ano de 2005 a 2014, o número de SWT instalado no Reino Unido, sendo o terceiro maior consumidor de SWT, foram instalados 428 VAWT, representando aproximadamente 2% das SWT. Também no ano de 2009, o Reino Unido teve sua maior número de turbinas VAWT instaladas, 4,4% de todas as SWT. Atualmente a indústria de turbinas de eixo vertical possuem poucos fabricantes, sendo que apenas 18% se dedicam exclusivamente a esse modelo de turbina eólica, e 6% para ambos modelos. Sendo considerado um nicho de mercado, a maioria dos modelos modernos VAWT foram desenvolvidos a partir de 2010. A capacidade média nominal estimada é de 7,4 kW, valores muito abaixo dos HAWT’s. Mesmo possuindo baixo custo de composição, instalação e manutenção, e oferece solução para geração de energia em locais remotos, com difícil acesso a linhas de distribuição de eletricidade, assim dando preferência a outras fontes de geração de pequena escala. Embora pesquisa a respeito de turbinas eólica de eixo vertical tem crescido, espera-se que essa tendência permaneça no futuro com esta quebra de paradigmas, além no aumento de investimento em pesquisa e desenvolvimento das VAWT. 

Palavras-chave: eólica, VAWT, Vertical, SWT, HAWT

Agradecimentos: À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudo, tornando possível a produção deste trabalho.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.