Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

FONTES ALTERNATIVAS

ANÁLISE DA COMPLEMENTARIDADE DAS GERAÇÕES INTERMITENTES NO PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO ELETRO-ENERGÉTICA DA REGIÃO NORDESTE BRASILEIRA.

Violeta F. Lino1, Lorenzo C. Coiado1, Alberto L. Francato1, Alexandre M. Peron1

1UNICAMP

E-mail: violetalino@hotmail.com

O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil – Sistema Interligado Nacional (SIN) – é caracterizado como sendo um sistema hidrotérmico de grande porte e com forte predominância de usinas hidroelétricas e subdividas nos subsistemas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Estas regiões possuem regimes hidrológicos distintos e que podem apresentar complementaridade sazonal entre si, possibilitando a operacionalização da transferência e intercâmbio de energia elétrica excedente entre os subsistemas bem como a otimização do armazenamento de água nos reservatórios das usinas hidroelétricas, garantindo maior segurança e confiabilidade para o atendimento da demanda energética brasileira. Portanto, a busca por soluções internas de geração dentro de cada sub-sistema e a suavização da estocacidade podem ser alternativas interessantes.Esta pesquisa visa desenvolver um estudo analítico sobre o potencial de complementariedade entre as diversas fontes de geração de energia elétrica na região nordeste brasileira. O estudo é feito com base em séries históricas de geração dos diversos ativos, intercâmbios, cargas de energia, dados físicos, dados eólicos, solares e hidrológicos, que teve como fonte de dados o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia, Centro de Referência para Energia Eólica e Solar Sérgio Brito (CRESESB) e o Atlas de Energia Solar. A análise é realizada com base em abordagem estatística envolvendo análise de correlações de Pearson entre os recursos e avaliação de combinações ótimas das parcelas de geração com objetivo de minimizar o déficit energético da região. Todos os resultados foram organizados em tabelas analíticas e saídas gráficas para facilitar a visualização e compreensão dos resultados. Diante do proeminente cenário nacional de expansão de fontes de geração de energia elétrica renovável, considerando o elevado grau de intermitência e variabilidade, o modelo de otimização indicou, por exemplo, um incentivo da exploração do recurso eólico nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, e para a exploração solar nos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte em busca da garantia do suprimento energético sustentável.

Palavras-chave: recursos intermitentes, complementaridade, eneriga eólica, energia solar, planejamento da operação

Agradecimentos: Agradecimento a CAPES pelo patrocínio com bolsa de doutorado a um dos autores deste trabalho.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.