Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

Comparação das metodologias ASTM e ISO para a caracterização do bagaço de açúcar avaliando dois métodos de amostragem: quarteamento e aleatório

Renata Moreira1, Renato C. N.2, Pâmela C. T.3, Danilo E. Hirayama3, Pia G.4, Ademar H. U.3, Klaus Raffelt4

11 Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo - IPT, 2Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol - CTBE, Campinas, Brasil., 3Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo - IPT, 4Instituto Tecnológico de Karlsruhe - KIT, Karlsruhe, Germany.

E-mail: adrianag@ipt.br

As metodologias para caracterização de biocombustíveis sólidos baseiam-se nos procedimentos descritos para carvão, coque e madeira no qual apresentam uma estrutura física mais estável quando comparados à biomassa, que apresenta uma composição física heterogênea. Organizações como ASTM (American Society for Testing and Materials) e ISO (International Organization for Standardization) vêm elaborando métodos normalizados para caracterização de biocombustíveis sólidos a fim de estabelecer parâmetros de análises apropriados para a diversidade desses materiais. Caracterizar as propriedades físicas químicas da biomassa é de extrema importância para avaliar a viabilidade de seu uso para a produção de bioenergia. Por infraestrutura laboratorial, esses procedimentos são adaptados para atender as especificações das normas ou algumas vezes são utilizados procedimentos direcionados a outros tipos de materiais para caracterização da biomassa. Neste trabalho foram avaliadas algumas propriedades físico-químicas do bagaço da cana de açúcar por dois tipos de metodologias de amostragem, aleatório e quarteamento, e após esta separação, as amostras foram moídas em diferentes equipamentos, moinho de facas e moinho criogênico. Após a moagem, as amostras foram analisadas determinando a análise imediata (teores de umidade, cinzas, matérias voláteis, carbono fixo) e análise elementar (teores de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e inorgânicos) pelas normas de caracterização ASTM e ISO. Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente utilizando o método de Análise de Variância dois fatores (ANOVA) e após essa avaliação, foi feito a comparação dos resultados significativamente diferentes pelo método de Tukey. A heterogeneidade das amostras foi um dos principais fatores para a diferença dos resultados encontrados. O método de amostragem foi influenciado pela coleta e transporte destas biomassas, no qual estes fatores influenciaram não só na obtenção de resultados representativos, mas também na aplicação final deste biocombustível em um processo de conversão energética.

Palavras-chave: biomassa, caracterização, amostragem.

Agradecimentos: FIPT (Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) e IPT.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.