Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

SIMULAÇÃO NUMÉRICA COMPUTACIONAL DA EFICIÊNCIA TÉRMICA DE COLETORES SOLARES PLANOS COM BASE NA INCLINAÇÃO ÓTIMA

Frederico R. S. Lima1, Arthur S. P.1, Luís F. C. e Silva1

1CEFET-MG

E-mail: arthursilvapereira97@gmail.com

Os sistemas de aquecimento de água por meio da energia solar são amplamente utilizados no Brasil para fins domésticos em domésticos, devido ao baixo custo de operação e manutenção durante seu ciclo de vida, além de utilizar uma fonte de energia limpa, inesgotável e renovável. Contudo, o investimento inicial em equipamentos e instalações de aquecimento de água é relativamente alto quando comparado aos sistemas convencionais. Além disso, os parâmetros de instalação recomendados por fabricantes e pelo INMETRO não são os que garantem maior desempenho energético do coletor, por serem dados de valores médios obtidos e baseados muito mais em dados empíricos do que em realistas científicos. Portanto, este trabalho a partir de um estudo da influência de parâmetros como inclinação e orientação do coletor, área de placa coletora, estações do ano, características locais sobre a eficiência térmica de um coletor solar plano para Belo Horizonte, a fim de se obter os parâmetros que garantem o maior desempenho energético do equipamento; assim, utilizou-se de uma simulação numérica em longo prazo em regime transiente pelo software TRNSYS. Além disso, o estudo pretendeu abrir espaço para discussão de possíveis melhorias a serem feitas para um melhor desempenho energético do coletor, através da comparação de resultados no desempenho energético variando-se parâmetros de instalação. Através dos resultados obtidos foi possível verificar que, entre os estudos de caso analisados, o sistema de aquecimento com maior custo benefício possuí um investimento inicial médio-alto (4m² de placa coletora), devido a uma proporção mais interessante da função energia útil produzida pelo coletor/custo total do sistema, o que resultou em um payback de 3 anos e 2 meses para o consumidor. Contudo, um investimento menor analisado (placa coletora de 2m²) também apresentou um bom custo benefício, com um payback de 4 anos e 5 meses.

Palavras-chave: coletor solar plano, desempenho energético, simulação numérica.

Agradecimentos: CEFET-MG, CAPES, FAPEMIG E CNPQ.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.