Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

HÍDRICA

PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTIRCA (PCH) DE CHIBARRO: POTENCIAL TURÍSTICO, CULTURAL E ENERGÉTICO.

Denilson Bertolaia1, Oriowaldo Queda2

1Universidade de Araraquara - UNIARA, 2Universidade de Araraquara -UNIARA

E-mail: dbertolaia@hotmail.com

A busca incessante por uma fonte energética renovável, sustentável e que respeita o meio ambiente constitui o ideal de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida. Nesse anseio surgiram e surgem as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), de potência entre 3.000 kW a 30.000 kW com reservatório até 13km2. Dessa forma, foi escolhida como objeto de trabalho a PCH de Chibarro, sito no Rio Chibarro, no município de Araraquara –SP. Construída em 1912, uma das mais antigas do Brasil, ainda é usada como ponto de lazer coletivo. Essa PHC é de grande relevância social e econômica, justificando as pesquisas de forma a aprofundar sobre o seu potencial museológico, turístico e energético. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a sustentabilidade em todas as dimensões da PCH de Chibarro, e específicos de constatar o seu real potencial turístico, cultural e energético. O trabalho usou como metodologia as pesquisas de campo e a qualitativa, bem como o estudo de caso. Assim, respondendo às questões sobre: o destino da energia e potência gerada; se a concessionária de energia elétrica Chimay Empreendimentos e Participações Ltda respeita a sustentabilidade sob as dimensões social, econômica, ecológica, espacial e cultural; as vantagens e desvantagens entre a Usina Hidrelétrica (UHE) de grande porte e a PCH; os entraves para criação do Museu da PCH; a importância da PCH para o desenvolvimento regional e da agricultura familiar e organizações afins; etc.. Os resultados obtidos nas pesquisas consistentes no não tombamento patrimonial, ausência de instalação do Museu de Energia, novas realidades em face da reforma de 2008 com demolições e restaurações, a precária via de acesso à PCH de Chibarro, entre outros, serviram como parâmetros de aperfeiçoamento para essas estruturas. Enfim, foram apresentadas propostas com a finalidade de otimizar recursos da usina, consequentemente, aumentando a exploração do seu potencial turístico, cultural e energético. 

Palavras-chave: energia renovável, fonte alternativa sustentável, musealização.

Agradecimentos: Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR), do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara (UNIARA).


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.