Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe as credenciais

Fechar janela

Ainda não possuo cadastro

Esqueci minha senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOCOMBUSTÍVEIS

BRIQUETES DE RESÍDUOS MADEIREIROS DE Dipteryx odorata (CUMARU) E Handroanthus sp. (IPÊ).

Julia C. Santos1, Ana Carolina A. Serafim1, Ana Cristina A. Reis1, Brunna V. Buntrock1, Nathalia B. Melo1, Carlos Roberto Sette Jr1

1Universidade Federal de Goiás
E-mail: crsettejr@hotmail.com
A briquetagem é uma alternativa para melhorar as características físico-energéticas dos resíduos madeireiros. Esse trabalho teve como objetivo a caracterização da biomassa e a produção e caracterização de briquetes de resíduos madeireiros de Dipteryx odorata (Cumaru) e Handroanthus sp. (Ipê). Os resíduos foram coletados em serraria localizada na cidade de Goiânia, Goiás, e foram gerados pelo desdobro de toras das duas espécies estudadas. Após a coleta, foram determinados o teor de umidade, a densidade a granel e o perfil granulométrico sendo, na sequência, produzidos briquetes em briquetadeira de laboratório, nas condições de 120°C de temperatura, 5 minutos de pressão a 140 kgf cm-2 e 10 minutos de resfriamento com ventilação forçada, tendo sido produzidos briquetes com 4 cm de diâmetro e altura. Dos briquetes foram determinados a (i) densidade aparente e (ii) durabilidade. Como resultados, os resíduos apresentaram 169 kg m-3 de densidade a granel, com 6.93% de teor de umidade e grande parte das partículas caracterizadas com tamanho de até 20 mesh. Para os briquetes, a densidade aparente média foi de 1.120,0 kg m-3, com reduzida perda de massa quando submetidos ao teste de durabilidade (0,2%). Com base nos resultados, conclui-se que é possível produzir briquetes de qualidade com o resíduo madeireiro das espécies Cumaru e Ipê, sendo uma alternativa interessante para a sua correta destinação.

Palavras-chave: Compactação da biomassa, características físico-energéticas, energia renovável

Agradecimentos: Laboratório de Qualidade da Madeira e Bioenergia - LQMBio - UFG


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.