Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

APLICAÇÃO DA ENERGIA RENOVÁVEL PARA IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA DE FOGÃO SOLAR

Élida F. X. Júlio1, Emerson T. A. Gomes1, Rafael G. de A. Melo1, Victor K. Hori1, Sylvio R. P. Júnior1

1Universidade Federal Rural de Pernambuco

E-mail: elida.julio@ufrpe.br

O propósito, a construção e os resultados experimentais obtidos da implementação de um fogão solar são apresentados. O Brasil é um dos países com maior potencial de energia solar. Nesse cenário brasileiro, o Nordeste é a região que apresenta maiores níveis de radiação solar. O objetivo desse trabalho é apresentar um projeto sustentável e econômico, visando a viabilidade de sua aplicação em comunidades carentes. Para a construção do fogão solar, foram usados materiais recicláveis. Dois espelhos parabólicos, confeccionados pelo reaproveitamento de antenas e de espelhos, foram instalados sobre uma estrutura de madeira para a montagem do fogão. Os testes práticos do fogão solar com duplo espelho parabólico ocorreram em um dia de céu parcialmente nublado, em cidade do interior nordestino brasileiro. Entre as análises dos resultados desse trabalho, foi possível fritar ovo em 13 minutos, assar frango em 50 minutos e cozinhar batata doce em 60 minutos. Foi alcançada a temperatura de 227,1 °C no foco do concentrador solar. A realização desse projeto proporcionou desenvolver um fogão solar de baixo custo, em comparação aos custos das compras de um fogão a gás e de botijões de gás.

Palavras-chave: fogão solar, parabólico, sustentabilidade.

Agradecimentos: Universidade Federal Rural de Pernambuco.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.