Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

EÓLICA

CONSTRUÇÃO DE MINI TÚNEL DE VENTO PARA TESTES DE TURBINAS

Leandro G. Baffi1, Claudio Conti2

1Universidade Estadual Paulista \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\, 2Universidade Estadual Paulista

E-mail: leandrobaffi@gmail.com

Um túnel de vento é um equipamento de pesquisa com a finalidade de medir e controlar o efeito do movimento do ar através de objetos sólidos. Túneis de vento são muito utilizados em laboratórios para a determinação de parâmetros envolvendo projetos aeroespaciais e pesquisa aerodinâmica de aviões, automóveis, cápsulas espaciais, turbinas eólicas, antenas e estruturas de construções civis. Os túneis de vento se caracterizam conforme: o valor da velocidade do ar no seu interior, subsônico ou supersônico; a forma de circulação do ar no seu interior, circuito aberto ou fechado; a posição com que o ar é acelerado no seu interior, na entrada soprador ou na saída sugador. Um túnel de vento possui diferentes seções, sendo elas: câmara de estabilização, bocal de contração, área de teste, difusor e seção de ventilação ou exaustão. Os túneis de vento podem realizar testes de estruturas em tamanho real ou de protótipos, no entanto, o custo de construção e manutenção para testes em tamanho real são relativamente altos. O objetivo deste trabalho foi realizar o dimensionamento, a construção e a obtenção das medidas da velocidade do escoamento do ar nas diferentes seções de um mini túnel de vento subsônico, horizontal, do tipo soprador, de circuito aberto. O túnel foi construído com papel espuma e seu comprimento total foi de 130 cm, a seção de teste possui um volume cúbico de 1.3311 cm³. As medidas da velocidade do ar no seu interior foram realizadas em diferentes seções do túnel com um anemômetro digital. As velocidades de entrada foram 1,7 m/s, 2,0 m/s e 2,2 m/s. Os valores obtidos na seção de teste e no difusor foram compatíveis com os valores calculados com a equação da continuidade para um escoamento incompressível. Além disso, na seção de teste a distribuição de velocidade mostrou ser uniforme. Contudo, o túnel de vento construído aqui, embora numa escala reduzida, reproduziu o comportamento esperado para realizar medidas de velocidade no entorno de objetos sólidos, necessário para estudar a aerodinâmica de perfis da pá de turbinas eólicas.

Palavras-chave: túnel de vento, equação da continuidade, turbina eólica.

Agradecimentos: -----


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa