Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOCOMBUSTÍVEIS

Avaliação comparativa de metodologias multicritérios para a tomada de decisões durante a seleção dos tipos de biomassa mais viáveis para projetos de Bioenergia: Estudo de caso Estado de Minas Gerais

Fernando B. D. Filho1, Electo E. S. L.1, José C. E. Palacio1, Quelbis . R. . Q. . B.2

1UNIFEI, 2Universidad Autónoma de Colombia

E-mail: silva.electo52@gmail.com

Ante a necessidade imediata da redução da emissão de gases de efeito estufa e o aumento da demanda de energia, a intensificação das pesquisas e investimentos em energia renovável se tornou uma rota importante para o mundo. Fontes de energia alternativas, não intermitentes, econômicas e limpas, tal como a bioenergia vem sendo consideradas. Os métodos de tomada de decisão multicritério (MCDM) estão se tornando cada vez mais populares na solução de problemas de otimização de sistemas energéticos, devido a necessidade de considerar uma grande quantidade de critérios, frequentemente conflitantes. Esta pesquisa tem como objetivo definir os tipos de biomassa mais viáveis para a geração de eletricidade, por meio de uma abordagem de tomada de decisão multicritério (MCDM). Foi elaborado um quadro abrangente de critérios a considerar durante a avaliação da viabilidade dos tipos de biomassa disponíveis, tais como aspectos econômicos, ambientais, sociais e técnicos. Como resultado obteve-se uma escala dos tipos de biomassa disponíveis atendendo a sua viabilidade. Para determinar o peso dos critérios foi realizada uma integração com o processo de hierarquia analítica (AHP). O método MCDM foi utilizado para classificar todas as alternativas possíveis de recursos de biomassa disponíveis. Em conjunto com uma abordagem GIS-MCDA foram avaliadas diferentes microrregiões considerando os respectivos recursos de biomassa, possibilitando construir um mapa com as biomassas de maior viabilidade em cada microrregião. Os resultados mostraram que o Eucalipto dentre as 8 disponíveis, possui a maior disponibilidade de recursos de biomassa por microrregião, para a geração de eletricidade. As conclusões deste estudo fornecem informações úteis aos tomadores de decisão durante a seleção das biomassas mais viáveis dentre as disponíveis, e permitem subsidiar a definição das tecnologias de geração e das regiões de maior potencial técnico e econômico para a geração de eletricidade a partir da biomassa, servindo como referência para a política energética e para efeitos da sustentabilidade da matriz de geração de eletricidade de Minas Gerais. O método multicritério se mostrou funcional e aplicável a processos de tomada de decisão que envolvem variáveis de caráter subjetivo quantitativo, tal como a seleção das biomassas mais viáveis para projetos de geração de eletricidade.

Palavras-chave: biomassa, sistema de informações geográficas (GIS), bioenergia.

Agradecimentos: CAPES, UNIFEI , CONER


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa