Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe as credenciais

Fechar janela

Ainda não possuo cadastro

Esqueci minha senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOCOMBUSTÍVEIS

Avaliação comparativa de metodologias multicritérios para a tomada de decisões durante a seleção dos tipos de biomassa mais viáveis para projetos de Bioenergia: Estudo de caso Estado de Minas Gerais

Fernando Bruno Dovichi Filho1, Electo Eduardo Silva Lora1, José Carlos Escobar Palacio1, Quelbis Román Quintero Bertel2

1UNIFEI, 2Universidad Autónoma de Colombia
E-mail: silva.electo52@gmail.com
Ante a necessidade imediata da redução da emissão de gases de efeito estufa e o aumento da demanda de energia, a intensificação das pesquisas e investimentos em energia renovável se tornou uma rota importante para o mundo. Fontes de energia alternativas, não intermitentes, econômicas e limpas, tal como a bioenergia vem sendo consideradas. Os métodos de tomada de decisão multicritério (MCDM) estão se tornando cada vez mais populares na solução de problemas de otimização de sistemas energéticos, devido a necessidade de considerar uma grande quantidade de critérios, frequentemente conflitantes. Esta pesquisa tem como objetivo definir os tipos de biomassa mais viáveis para a geração de eletricidade, por meio de uma abordagem de tomada de decisão multicritério (MCDM). Foi elaborado um quadro abrangente de critérios a considerar durante a avaliação da viabilidade dos tipos de biomassa disponíveis, tais como aspectos econômicos, ambientais, sociais e técnicos. Como resultado obteve-se uma escala dos tipos de biomassa disponíveis atendendo a sua viabilidade. Para determinar o peso dos critérios foi realizada uma integração com o processo de hierarquia analítica (AHP). O método MCDM foi utilizado para classificar todas as alternativas possíveis de recursos de biomassa disponíveis. Em conjunto com uma abordagem GIS-MCDA foram avaliadas diferentes microrregiões considerando os respectivos recursos de biomassa, possibilitando construir um mapa com as biomassas de maior viabilidade em cada microrregião. Os resultados mostraram que o Eucalipto dentre as 8 disponíveis, possui a maior disponibilidade de recursos de biomassa por microrregião, para a geração de eletricidade. As conclusões deste estudo fornecem informações úteis aos tomadores de decisão durante a seleção das biomassas mais viáveis dentre as disponíveis, e permitem subsidiar a definição das tecnologias de geração e das regiões de maior potencial técnico e econômico para a geração de eletricidade a partir da biomassa, servindo como referência para a política energética e para efeitos da sustentabilidade da matriz de geração de eletricidade de Minas Gerais. O método multicritério se mostrou funcional e aplicável a processos de tomada de decisão que envolvem variáveis de caráter subjetivo quantitativo, tal como a seleção das biomassas mais viáveis para projetos de geração de eletricidade.

Palavras-chave: biomassa, sistema de informações geográficas (GIS), bioenergia.

Agradecimentos: CAPES, UNIFEI , CONER


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.