Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

Projeto e avaliação tecnoeconômica de uma central térmica baseada em gaseificação de 1MWe de Combustível Derivado de Resíduos (RDF) utilizando dados experimentais obtidos de uma central à escala piloto

Michael C. Marsiglia1, Electo E. S. Lora1, Rubenildo V. Andrade1, Diego Y. Maya1, Mateus H. Rocha1

1UNIFEI

E-mail: silva.electo52@gmail.com

O Brasil produz anualmente 78,4 milhões de toneladas de resíduos, a maioria dos quais tem como destinação os aterros sanitários e lixões. Outra alternativa, viável para conglomerados urbanos com população superior a 1 milhão de habitantes é a incineração, essa possibilidade está não praticada no Brasil. Para cidades de mediano porte a gaseificação dos resíduos, uma vez removidos os recicláveis e orgânicos, fração denominada RDF, é uma alternativa de grande potencial com o uso do gás obtido em motores de combustão interna. O objetivo deste trabalho é a proposta e dimensionamento/especificação preliminar de uma usina de geração de energia elétrica a partir de combustíveis derivados de resíduos (RDF) com capacidade de 1 MWe, utilizando como ponto de partida os dados obtidos de uma usina piloto de produção de RDF com capacidade nominal de 500 kg/h e os resultados dos testes experimentais de gaseificação de briquetes RDF que foram realizados no Grupo de Excelência em Energia Térmica e Geração Distribuída - laboratórios NEST da Universidade Federal de Itajubá utilizando o ar como agente de gaseificação. Um modelo Computational Fluid Dynamics (CFD) foi utilizado como ferramenta para o projeto do reator de gaseificação utilizado na planta 1MWe, analisando o processo em função da Razão de Equivalência (ER) na faixa de 0,25 a 0,45, sua relação com a composição do gás de síntese (CO, CH4 e H2) e seu poder calorífico inferior (LHV). Três cenários econômicos possíveis foram analisados para determinar a sensibilidade da viabilidade econômica do projeto da usina: variação do preço de comercialização da eletricidade (0,18 a 0,31 $R/kWh), taxas para disposição de RSU de acordo com o tamanho do município e taxa de juros na faixa de 5% a 10%. Concluiu-se que este projeto é viável para pequenos municípios (menos de 100 000 habitantes) porque eles têm o maior VPL (R $ 19.248.536) com um TIR de 23,67%. Isto pelo fato que suas taxas de disposição são mais altas em comparação com outros casos estudados.

Palavras-chave: Gaseificação, biomassa, resíduos, energia, briquetes.

Agradecimentos: UNIFEI,CAPES,COGEN


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.