Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

SENSORIAMENTO REMOTO DE UM SISTEMA SOLAR DE AQUECIMENTO DE ÁGUA NO OESTE POTIGUAR

Sophia V. Santos1, Amanda S. N. Serafin1, Leonardo M. de Freitas1, Nickson S. de O. Lopes1, Fabiana K. de O. M. V. Guerra1, Marcelo R. B. G. Vale1

1Universidade Federal Rural do Semi-Árido

E-mail: sophiavsant@gmail.com

O aquecimento de água contribui com algo em torno de 24% da fatura de energia elétrica de uma unidade consumidora residencial onde se utiliza o chuveiro elétrico como forma de aquecimento. Sendo assim, visando ter outras possibilidades que possam reduzir tais custos, desde o apagão ocorrido em 2001, os sistemas de aquecimento solar de água vêm sendo buscados como umas destas alternativas, pois utiliza uma fonte de energia que pode ser considerada, para todos os efeitos, inesgotável, limpa e principalmente gratuita. Apesar das várias vantagens intrínsecas aos sistemas de aquecimento solar de água, raramente os sistemas dispõem de um monitoramento da temperatura do sistema, exigindo a aferição manual da temperatura, o que vai de encontro as atuais visões de indústria 4.0 e internet das coisas (IoT) que primam pela conexão do produto à internet a fim de proporcionar um maior controle da funcionabilidade do sistema, bem como a realização de ajustes automaticamente para adequá-lo as preferências do consumidor. Sobre essa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um sistema de aquisição e compartilhamento de dados via Wi-Fi de forma a facilitar o acompanhamento da operação de um sistema de aquecimento solar de água a partir de um firmware open-source NodeMcu® baseado no ESP8266. O sistema proposto realiza a medição da temperatura em cinco pontos do protótipo. Os dados coletados são exportados para uma plataforma de nuvem gratuita (Thinger.io) que permite, posteriormente, exportar os dados e o monitoramento simultâneo do sistema. As medições de temperatura são realizadas através do dispositivo de alta precisão Dallas DS18B20, no campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Município de Mossoró-RN. De maneira geral, o comportamento do sistema atuou de forma esperada, dada a alta incidência de irradiação solar nessa região, com registro de valores em torno de 60°C no caso específico de reciclagem contínua da água no boiler para o coletor. Portanto, o sistema de sensoriamento remoto permitiu a análise de maneira eficiente e segura, de forma que pode ser acessado e monitorado de qualquer parte do mundo, enquadrando a proposta em um modelo IoT.

Palavras-chave: Energia solar, Sensoriamento, Aquecimento de Água.

Agradecimentos: UFERSA


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa