Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

Qualidade da madeira e do carvão vegetal de resíduos urbanos florestais para usos energéticos

Erick P. Amorim1, Vanessa L. Choa2, Tatiana P. M. de Arruda2

1Universidade Federal de São Carlos, 2Universidade Estadual do Mato Grosso

E-mail: erick.amorim95@hotmail.com

A atividade industrial madeireira no Brasil é altamente geradora de resíduos de madeira. Adicionalmente, o re-processamento e a utilização da madeira no meio urbano, através da construção civil, descarte de embalagens e poda da arborização urbana, acabam gerando um volume expressivo de resíduos de madeira dos pequenos nos grandes centros urbanos do país. Objetivou- se analisar no trabalho a qualidade química do carvão vegetal, densidade e anatomia da madeira de três espécies florestais oriundas de resíduos de podas urbanas do município de Alta Floresta –MT: Oiti: Licania tomentosa; Bajão: Parkia multijugae e Ipê: Handroantthus sp. As amostras foram coletadas em forma de discos, numa carvoaria local da cidade e tiveram suas dimensões diminuídas em laboratório. Os parâmetros tecnológicos da madeira foram determinados seguindo normas estabelecidas na literatura. Foi possível verificar que as espécies apresentaram diferenças estatísticas entre si paras os parâmetros tecnológicos analisados. De modo geral os resíduos de espécies florestais podem ser empregados na forma de produção de carvão vegetal, sendo uma fonte econômica do município.

Palavras-chave: Resíduos Urbanos; Carvão Vegetal; Propriedades tecnológicas da madeira.

Agradecimentos: Laboratório de Tecnologia da madeira, Universidade Estadual do Mato Grosso


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.