Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

GERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE

AVALIAÇÃO DO ESFORÇO HIDRÁULICO EM COMPORTAS BASCULANTE POR MEIO DE CFD

Allan K. Hamamoto1, Dr. P. Vatavuk1, Ticao Siguemoto2

1UNICAMP, 2TS Hydro engenharia

E-mail: allan.hamamoto@yahoo.com

A hidroeletricidade é uma das principais fontes de energia renovável utilizada no Brasil. Para operação segura e eficaz de uma usina hidroelétrica, são necessários variados tipos de comportas, que são equipamentos hidromecânicos de fundamental importância para uma usina hidroelétrica e possuem variadas aplicações e funções. A comporta basculante é um tipo de comporta utilizada geralmente para controlar o nível do reservatório e descarga de material flutuante. Um dos grandes desafios, se tratando de comportas, é a determinação dos esforços hidráulicos, dado a complexidade das equações que regem o escoamento de fluídos, logo, recorre-se a métodos numéricos para analisar estas equações a fim de se obter soluções aproximadas através de cálculos computacionais e assim resolver problemas de engenharia com uma precisão aceitável. O uso da fluidodinâmica computacional ou CFD (do inglês “Computational Fluid Dynamics”) para este tipo de estudo está cada vez mais recorrente, devido ao desenvolvimento tecnológico das ferramentas computacionais. O presente trabalho apresenta um estudo que teve como principal finalidade a obtenção dos esforços hidráulicos em uma comporta do tipo basculante submetida a uma vazão de 24m³/s em regime permanente. O estudo numérico foi realizado por meio do software ANSYS® CFX acadêmico, versão 19R1. A simulação foi realizada com o escoamento em superfície livre utilizando uma malha não estruturada tetraédrica. Para validação dos resultados, foram realizados ensaios pelo método experimental, através de modelo hidráulico reduzido, em escala de semelhança de Froude de 1:20. Os esforços foram obtidos através de transdutores de pressão instalados no modelo da comporta. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Nos cálculos de CFD os esforços na comporta foram de da ordem de 1,2MN, enquanto que os resultados experimentais apresentaram valores da ordem de 1,5MN, uma diferença de aproximadamente 15%, sendo que os resultados experimentais são mais conservativos.

Palavras-chave: comportas, CFD, hidráulica.

Agradecimentos: Antônio Soares, Douglas Maia.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.