Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOCOMBUSTÍVEIS

PREVISÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS DE 2020 A 2024 UTILIZANDO A METODOLOGIA BOX-JENKINS

Luísa F. Coelho1, Cassiano Bragagnolo1

1Universidade Federal de São Carlos

E-mail: fancelli_luisa@hotmail.com

No Brasil, o etanol é em sua grande maioria proveniente da cana-de-açúcar enquanto nos Estados Unidos proveniente do milho. Entretanto, desde 2011, principalmente no Mato Grosso a produção de etanol de milho está aumentando. O objetivo é estimar a produção de etanol do Brasil e Estados Unidos, maiores produtores mundiais de etanol. Optou-se por também estimar a produção de etanol nos estados de Mato Grosso e São Paulo, a fim de analisar mudanças estruturais no setor de etanol brasileiro. Através da metodologia Box-Jenkins, o artigo estima a produção de etanol do Brasil, São Paulo, Mato Grosso e Estados Unidos nos anos de 2020 a 2024. A série do Brasil apresentou uma taxa de crescimento projetada maior em relação aos Estados Unidos e a série do Mato Grosso projetada também teve uma taxa de crescimento maior que a de São Paulo, indicando uma mudança estrutural no setor, corroborando a hipótese de que a indústria de etanol brasileira está passando por transformações . Todas as análises são interpretadas considerando um cenário sem mudança em outros setores.

Palavras-chave: Biocombustível, produção, etanol, milho e cana-de-açúcar.

Agradecimentos: Agradeço à CAPES pela concessão da bolsa, ao meu orientador Cassiano Bragagnolo e à minha colega e amiga Laura Grimaldo pelo apoio.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.