Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

TÉCNICAS MPPT: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PRINCIPAIS MÉTODOS E SUA INFLUÊNCIA NA EFICIÊNCIA DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

José R. N. Ferreira1, Alberto S. Lock1, Ewerton B. da S. Queiroz1, Francisco C. L. Brasil1, Kleber C. de Oliveira1

1Universidade Federal da Paraíba

E-mail: joseramonnunes@gmail.com

O presente estudo aborda uma análise comparativa das principais estratégias MPPT (Maximum Power Point Tracking) utilizadas atualmente em sistemas fotovoltaicos, tendo como metodologia a revisão da literatura sobre o assunto e a discussão do objeto. A princípio, procurou-se explanar o tema analisando a variação da geração da máxima potência diária sob o efeito das alterações climáticas, principalmente das variáveis como a irradiação solar e o sombreamento parcial de áreas livres (causados por nuvens). Na sequência, discutiu-se sobre os tipos de rastreamentos de máxima potência, relacionando-os à praticidade da aplicação dos métodos, sua facilidade de uso e usabilidade em sistemas de energia limpa. Observou-se que o método P&O (Perturbe e Observe), apesar de ser uma estratégia simples, serve de base para evolução de métodos mais sofisticados.

Palavras-chave: método P&O, sistemas fotovoltaicos, técnicas MPPT.

Agradecimentos: Ao Professor Dr. Alberto Soto Lock e demais coautores pelo grande apoio, dedicação na pesquisa em desenvolvimento.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.