Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe as credenciais

Fechar janela

Ainda não possuo cadastro

Esqueci minha senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE BIOMASSA DE RÚMEN DE BOVINOS PROVENIENTES DE ABATEDOUROS

Renata Santos Coutinho1, Klara Cunha de Meneses1, Ismael dos Santos Cabral1, Edna Mendes Fortes1, Jocélio dos Santos Araújo1

1Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais.
E-mail: ismaelcabral0206@gmail.com
O animal ruminante é um grande produtor de gás metano, devido a possuir no seu rúmen uma grande quantidade de bactérias que produzem metano a partir do seu metabolismo, em decorrência da biomassa presente no rúmen não possuir um destino adequado após o abate do animal, objetivou avaliar os efeitos de níveis de inoculação de biomassa ruminal oriundos de matadouros na produção de biogás, com uso de biodigestores anaeróbicos. Foram utilizados 16 biodigestores experimentais em batelada (protótipos), confeccionados de bombonas em polietileno de alta densidade e alto peso molecular, acoplados com válvula de gás. Foi utilizado como substrato orgânico o esterco bovino, e os tratamentos experimentais consistiram em níveis de inoculação de biomassa ruminal de bovinos (0; 5; 10 e 15%), sob as variáveis, produção (m³) e pressão (bar) de biogás. Foi realizada análise de variância e os dados quantitativos foram submetidos à regressão polinomial. O tempo de retenção hidráulica da biomassa foi de 15 dias. As produções médias de biogás foram: 0,0100, 0,0015, 0010 e 0,0008 m³, respectivamente, demonstrando a maior produção obtida no tratamento sem o uso de inóculo de biomassa ruminal, e ao analisar a pressão do biogás, média de 0,196 bar, observou-se que não houve efeito significativo entre os tratamentos. Portanto, a inoculação de biomassa ruminal oriundas de abatedouros não favoreceu incremento na produção de biogás.

Palavras-chave: bactérias ruminais, biodigestão anaeróbica, reutilização de resíduos.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao GETSA, UFMA, FAPEMA


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.