Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

POLÍTICAS E SEGURANÇA ENERGÉTICAS

A INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PROGRESSO DA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA E DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Fernanda B. Gasparin1, Eduardo L. K. Burin1

1Universidade Federal do Paraná

E-mail: fernandabbach@gmail.com

No atual cenário brasileiro é possível ver com clareza a importância de políticas públicas para a promoção das energias renováveis. As políticas existentes ainda não são eficazes para que a geração de energia limpa, incluindo a energia solar fotovoltaica, atinja o seu potencial. De forma geral, o estímulo da produção de energia solar fotovoltaica possui grandes vantagens pois existe um extenso território com elevados índices da irradiação e alto potencial de geração de energia elétrica. Além disso, a diversificação da matriz elétrica é essencial para uma boa gestão desse setor, garantindo a oferta de energia para atender a demanda, segurança e eficiência energética. Como inspiração pode-se citar a China e Alemanha, países que tiveram grandes avanços na matriz energética nos últimos anos devido a suas políticas públicas de incentivo a geração de energia renovável. Ademais, a energia solar fotovoltaica é a que mais gera empregos por megawatt, sendo essencial para o desenvolvimento econômico do país. Através de uma pesquisa bibliográfica, o presente trabalho buscou avaliar as políticas públicas existentes no Brasil, bem como na China e Alemanha, a fim de entender os seus impactos no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de um melhor planejamento governamental para que o potencial de geração solar brasileiro seja alcançado.

Palavras-chave: Políticas públicas, Energia renovável, Energia solar fotovoltaica

Agradecimentos: À Universidade Federal do Paraná, juntamente com a orientação do professor Eduardo Burin.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa