Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

POLÍTICAS E SEGURANÇA ENERGÉTICAS

MOTORES MAIS EFICIENTES E SUSTENTÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE CIMENTO VISANDO A SUA GESTÃO ENERGÉTICA

Maria T. de M. G. Rosa1, Lara C. Ramos1, Felipe S. Stopiglia1, Míriam T. de Gouvêa2, Daniela H. P. Guimarães3

1Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciência e Tecnologia, 2Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola de Engenharia, 3Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena

E-mail: gomes.mtms@gmail.com

As inovações tecnológicas vêm melhorando o desempenho dos motores elétricos, com o aumento do rendimento e do fator de serviço, lançando linhas de equipamentos mais eficientes e sustentáveis. No presente estudo foi realizada uma análise energética dos motores utilizados por uma indústria de cimento. O software Mark IV Plus da PROCEL foi utilizado para otimizar os dados com o fornecimento das perdas de energia de cada motor empregado. Este trabalho também apresenta o período de retorno do investimento com novos motores e a viabilidade de troca. O investimento em novos motores mostrou-se viável e interessante para a indústria de cimento, já que através deste estudo foi observada uma economia de energia elétrica com todas as substituições dos motores. Os motores substitutos WEG de M-1, M-5, M-12, M-16, M-18, M-19 e M-20 apresentaram uma economia anual com perdas energéticas de R$14.650,00 e a indústria obteria um retorno do investimento em aproximadamente 2 anos, o que demonstra a viabilidade de substituição. O motor da Voges M-15 apresentou a maior redução de perdas energéticas, o que levaria a empresa a economizar R$8.600,00 anualmente. As concessionárias de distribuição de energia, juntamente com o governo, vêm incentivando a eficiência energética através de programas de trocas de motores, fornecendo descontos para as indústrias que querem otimizar seus equipamentos. Conclui-se que a substituição de motores utilizados por uma fábrica de cimento desde 2009 é viável, já que reduz desperdícios de energia elétrica, com a diminuição das perdas de energia por meio da utilização de motores de alto rendimento, que possuem melhorias em sua fabricação se comparados aos motores mais antigos.

Palavras-chave: eficiência energética, motor elétrico, indústria de cimento

Agradecimentos: À Universidade Presbiteriana Mackenzie pela bolsa PIBIC concedida à discente Lara Caroline Ramos


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.