Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

EÓLICA

ENERGIA EÓLICA NO NORDESTE BRASILEIRO E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS FONTES

Yan F. de O. Cavalcante1

1Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEE)

E-mail: yanfelipeoc@hotmail.com

Nos últimos anos, a instalação de usinas eólicas, principalmente nas regiões Nordeste e Sul, apresentou um forte crescimento, aumentando a importância dessa geração para o atendimento do mercado. Segundo a Aneel, cerca de 2/3 da capacidade instalada de geração de energia elétrica do Brasil é composta por hidrelétricas, tendo as fontes térmicas e eólicas alcançado cada vez mais importância nos últimos anos. A acelerada busca por fontes alternativas de energia, como forma de garantir a segurança do suprimento energético, inicialmente o que se viu foi um crescimento acelerado do parque termelétrico, posteriormente houve um incremento na geração eólica e, mais recentemente, na geração fotovoltaica. O aumento expressivo na geração eólica de 2013 até atualmente, o que certamente evitou que a geração térmica ultrapassasse os 25% da demanda atendida, mesmo em situações ainda mais críticas quando se considera a oferta hídrica nos reservatórios do SIN, evidente, por exemplo, em setembro/2018. Deste modo este trabalho apresenta uma revisão sobre a geração de energia elétrica brasileira e sobre a fonte eólicos, com foco principal para a região Nordeste. Também visa traçar um panorama atual da geração eólica no Nordeste e sua interação com outras fontes e demandas energéticas do Sistema Interligado Nacional. Além disso, este trabalho busca mostrar as perspectivas futuras de geração eólica no Nordeste, apontando o direcionamento das estratégias de expansão da oferta. Sendo assim a metodologia utilizada é uma avaliação da capacidade instalada e geração de fontes de energia no Sistema Interligado Nacional Brasileiro e no subsistema nordeste, com base nos dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).

Palavras-chave: Eólica, Nordeste, Sistema Interligado Nacional, Energia, Operador Nacional do Sistema.

Agradecimentos: À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudo, tornando possível a produção deste trabalho.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa