Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

FONTES ALTERNATIVAS

VINHAÇA DE CANA-DE-AÇÚCAR: ANÁLISE DO SEU USO COMO COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO

Rafael Pereira1, Ana M. P. Neto1, Rodolfo S. Tiburcio1

1Universidade Federal do ABC

E-mail: rafa1504@hotmail.com

Uma alternativa à diversificação da matriz energética e alavancagem do uso de fontes renováveis é o aproveitamento energético de resíduos. Neste sentido, a vinhaça de cana-de-açúcar é um potencial subproduto do setor sucroenergético e estima-se uma geração de 10 a 15 litros para cada litro de etanol produzido. O estudo desenvolvido neste trabalho avaliou a utilização de vinhaça como combustível alternativo, objetivando a ampliação da sustentabilidade do processo de produção de etanol. Amostras de vinhaça in natura foram cedidas por uma usina localizada no Estado de São Paulo para a realização de análises de sólidos totais (16.887 mg/L) e densidade (1,009 g/mL). Através de dados da literatura, estimou-se o poder calorífico superior em base seca e o poder calorífico inferior em base úmida. Empregando-se dados das safras de cana-de-açúcar de 1987/1988 até 2019/2020, desenvolveu-se um modelo matemático capaz de estimar a quantidade de vinhaça produzida de 287 a 430 mil metros cúbicos para 2019/2020, sendo a sua destinação ambientalmente adequada um importante desafio ao setor.

Palavras-chave: Resíduo, efluente, caracterização, bioenergia, setor sucroenergético.

Agradecimentos: Esta pesquisa foi desenvolvida com aporte financeiro da ANEEL e PETROBRAS (processo PD-0553-0022/2012), FAPESP (processos 2011/51902-9 e 2012/50718-2) e CNPq (processo 470481/2012).


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.