Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe as credenciais

Fechar janela

Ainda não possuo cadastro

Esqueci minha senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

DENDROENERGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Luiz Antonio Marafon Bacca1, Eduardo Gelinski Junior2

1Universidade Federal do Paraná, 2Universidade Federal do Parana
E-mail: luizmarafon@outlook.com
Com o aumento populacional dos últimos anos, ocorreu um aumento considerável na demanda por energia. Seja ela energia elétrica, energia térmica ou química. Com isso novas formas de se obter energia vem sendo estudadas para que sejam viáveis economicamente e ambientalmente. Visto que a nova proposta mundial é o desenvolvimento sustentável, e muitos países estão buscando maneiras de se tornarem autossuficientes energeticamente explorando os recursos disponíveis. Uma destas formas é a produção de energia a partir da queima da biomassa. A biomassa pode ser consumida na forma de madeira, pellets, briquetes, cavaco ou carvão vegetal. No entanto, ainda há muito a se pesquisar e se descobrir para melhorar estes processos produtivos visando uma melhor eficiência. Sendo assim, realizou-se um estudo bibliográfico tendo como base artigos publicados que tratam a respeito de dendroenergia, seja análise de matérias primas, processos produtivos ou de geração de energia. Observou-se que ambos os autores chegaram a conclusões que após o beneficiamento do material, na forma de pellets ou carvão vegetal, ocorre um aumento da eficiência na utilização do mesmo em processos de geração termoelétrica, devido a um aumento do seu poder calorifico. Portanto, é algo viável e que pode ter um retorno financeiro conforme a geração de energia. Para isso, cada dia são demandados esforços para encontrar o modelo ideal de produção, beneficiamento e geração. 

Palavras-chave: biomassa, madeira, energia

Agradecimentos: Universidade Federal do Paraná


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.