Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

POLÍTICAS E SEGURANÇA ENERGÉTICAS

ANÁLISE DAS AÇÕES DE GESTÃO DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SETOR INDUSTRIAL DA SUB-REGIÃO NORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – RMSP

André L. da Conceição1, Luiz F. L. de Carvalho1

1Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Franco da Rocha

E-mail: conceicao.andreluiz@yahoo.com.br

O setor industrial da RMSP, mesmo num contexto de desconcentração industrial e desindustrialização pela qual o Brasil passa desde a segunda metade da década de 1990, ainda é um dos mais importantes do país, apresentando elevado consumo e gastos com energia. Sendo assim, algumas estratégias para mitigar os altos gastos energéticos no setor industrial e, consequentemente, contribuir com a preservação do meio ambiente envolvem a adoção de uma política de gestão voltada ao uso racional das fontes de energia e a implementação de ações de eficiência energética nas atividades de produção. Desta forma, esse trabalho analisou as iniciativas de gestão de energia e eficiência energética dos municípios da sub-região Norte da RMSP (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã). Assim, por meio da pesquisa bibliográfica, foi realizada coleta de dados secundários de algumas empresas da região. Para isso, foi utilizada uma plataforma online de prospecção de empresas, acompanhado por uma análise prévia onde foram escolhidas amostras em cada um dos cinco municípios da sub-região de estudo, a fim de verificar a possível prática por parte dessas indústrias, de ações voltadas à gestão de energia e eficiência energética. A análise dos dados revelou que, sobretudo algumas das grandes empresas, destacam-se por demonstrarem preocupação com o excessivo consumo energético, visto que adotam em suas atividades produtivas medidas de controle que visam o uso racional das fontes de energia, seja por questões econômicas ou ambientais. Entretanto, também foi possível constatar a ausência dessas práticas por parte de certas empresas, principalmente as pequenas e médias, que, muitas vezes, não possuem recursos financeiros, humanos e interesse em mudar seus modelos de produção. Por fim, espera-se que este estudo possa, de algum modo, contribuir para que o meio acadêmico, aliado ao setor industrial integrem forças e desenvolvam cada vez mais pesquisas e realizem ações objetivando enriquecer o conhecimento no campo da gestão de energia e eficiência energética, contribuindo assim para uma sociedade mais sustentável.

Palavras-chave: Sustentabilidade energética; Desenvolvimento industrial; Gestão de recursos energéticos.

Agradecimentos: Centro Paula Souza (CPS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa