Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

GERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE

O aumento de consumidores geradores e comercializadoras de energia no mercado livre brasileiro de eletricidade de 2013 a 2020

Alex S. Guglielmoni1

1UNINTER

E-mail: alex.sidarta@yahoo.com

Desde 1998, iniciou-se o processo de desregulamentação do mercado de comercialização de energia elétrica no Brasil. Como resultado, o número de consumidores, geradores e comercializadores de energia que migraram para o mercado desregulamentado de eletricidade aumentou significativamente. Diante desse contexto, esta pesquisa visa buscar respostas para a seguinte questão, qual é o número de agentes que migraram nos últimos anos, entre 2013 e 2020? Para responder a essa questão, foi necessário analisar dados públicos que trazem mensalmente o número desses agentes, tabular essas informações e construir gráficos com a ideia de compartilhar informações claras e rápida interpretação desses dados. Os objetivos específicos desta pesquisa são: analisar e calcular o aumento de novos agentes no mercado desregulamentado da eletricidade brasileira; identificar as regiões do Brasil e o total de agentes por cada região, para medir o percentual crescente de consumidores, geradores, comercializadoras e energia comercializada. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram necessários levantamento bibliográfico, coleta de dados secundários, tabulação dos dados de geração e número de agentes no mercado desregulamentado, comparando os números mensal e anual, visando comparar e criar uma análise que compartilhe uma visão geral sobre a importância do mercado desregulamentado de energia elétrica no Brasil. Como resultado, foi possível observar o crescimento significativo de consumidores e tradings que migraram do mercado regulado para o mercado desregulamentado, o que mostra como a liberalização desse mercado tem sido bem aceita por grandes empresas e indústrias no Brasil. Por exemplo, em janeiro de 2013 havia 2.347 agentes aderidos ao mercado livre de energia elétrica, em junho de 2020 este número aumentou para 9.677, proporcional a um crescimento de 412%.

Palavras-chave: Mercado Brasileiro de Energia Elétrica Desregulamentado, Número de Consumidores, Número de Geradoras, Número de Comercializadores.

Agradecimentos: Agradeço a Deus pela vida, aos meus pais, à Dona Walda maior incentivadora e a Cássia, que sempre me apoiou em aplicar a este evento. Às instituições UTP, UP, UNINTER e Electra Energy.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.