Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

SOLAR

ANÁLISE NUMÉRICA DE UM SISTEMA ENERGÉTICO INTEGRADO FORMADO POR MÓDULOS PV/T E ARMAZENADOR TÉRMICO.

Matheus M. do Rego1, Jorge R. Henríquez1, João P. de B. Filho2, José C. de L. Junior1

1Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Mecânica, Recife, Brasil, 2Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Eletrônica e Sistemas, Recife, Brasil

E-mail: rjorge@ufpe.br

O armazenamento de energia térmica é um elemento essencial para o gerenciamento de energias intermitentes assim como também de ofertas de energia que não são coincidentes no tempo com as demandas. Estas duas condições estão presentes no aproveitamento da energia solar. Coletores PV/T são unidades de geração simultânea de energia elétrica e térmica, que apresentam sinergia na operação uma vez que o sistema de resfriamento das células, que se faz necessário para preservar a eficiência de conversão, resulta numa unidade de produção de energia térmica que pode ser diretamente utilizada ou armazenada para uso posterior. Unidades independentes de energia elétrica e térmica podem alcançar uma maior produção dessas energias se comparado a um sistema integrado (coletor híbrido), entretanto, se levar em consideração a área de instalação disponível, um sistema PV/T pode apresentar vantagens competitivas. Por outro lado a depender do tipo de sistema de armazenamento térmico e da sua forma de operação, os resultados em termos de eficiência elétrica e térmica podem ser afetados. O principal objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de avaliação do efeito da inclusão de um sistema de armazenamento de energia térmica por calor sensível a um coletor solar híbrido PV/T (fotovoltaico e térmico) considerando a eficiência energética do módulo fotovoltaico e do sistema integrado. O estudo foi conduzido utilizando uma abordagem numérica, com a construção e integração de modelos matemáticos do coletor e do armazenador utilizando a plataforma de simulação MatLab. A pesquisa foi realizada considerando a cidade do Recife-PE para definir as condições ambientais (temperatura ambiente e irradiação solar) às quais o coletor foi submetido, diferentes vazões do fluido de arrefecimento do coletor (fluido de trabalho do armazenador) e um armazenador térmico estratificado. De acordo com os resultados obtidos, o aumento da vazão de um valor de 0,01 kg/s para 0,1 kg/s aumenta as eficiências elétricas e térmicas do sistema de 11,95 para 12,04% e de 29,5% para 39,9% respectivamente.

Palavras-chave: energia solar, simulação numérica, coletor solar híbrido, calor sensível, estratificação térmica.

Agradecimentos: CAPES, Propesq-UFPE


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa