Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

BIOMASSA

CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LENHA DO EXTRATIVISMO VEGETAL EM PERNAMBUCO

Juliana F. F. Pádua1, Edvaldo P. S. Júnior1, Anna M. M. Nunes1, Pedro A. F. Lima1, Luiz M. C. Junior1

1Universidade Federal da Paraíba

E-mail: julffpadua@gmail.com

A lenha é um produto bioenergético capaz de ampliar à aspiração de reduzir a emissão dos Gases do Efeito Estufa e diversificar a matriz energética brasileira. Este artigo analisou a concentração regional da produção de lenha do extrativismo vegetal em Pernambuco, no período de 1990 a 2018. As informações utilizadas foram extraídas da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura, disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mensurou a concentração regional (municípios, microrregiões e mesorregiões) utilizando os indicadores: Razão de Concentração [CR(k)], Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI), Entropia de Theil (E), Coeficiente de Gini (G) e Índice de Concentração Compreensiva (CCI). O CR(k) apresentou concentração moderadamente alta para as microrregiões, e moderadamente baixa para os municípios. O HHI, bem como E e CCI demonstraram alta competitividade para os municípios e microrregiões, enquanto para as mesorregiões, um mercado não tão competitivo. O G apresentou desigualdade média para municípios e microrregiões, e desigualdade forte para as mesorregiões. Por fim, constata-se uma concentração moderadamente baixa a média para a produção de lenha em Pernambuco, no período analisado.

Palavras-chave: Economia florestal, bioenergia, competitividade

Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) pela bolsa concedida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.