Logo de II ConER

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Download do arquivo PDF dos Anais do II Congresso de Energias Renováveis

EÓLICA

Planejamento econômico de usinas eólicas a partir de um modelo de otimização multiobjetivo

Giancarlo Aquila1, Pedro P. Balestrassi1, Luiz C. S. Rocha2, Paulo R. Junior3

1Universidade Federal de Itajubá, 2Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Campus Almenara), 3Universidade Federal da Paraíba

E-mail: giancarlo.aquila@yahoo.com

Um dos desafios dos reguladores é orientar a tomada de decisão dos agentes, buscando a maximização do bem-estar do setor elétrico. Entretanto, esse desafio implica em atingir os objetivos de diversos stakeholders, como o investidor e o consumidor final de energia. Neste estudo, tem-se como objetivo propor uma metodologia para auxiliar a configuração de parques eólicos, compatível com a meta de maximizar do bem-estar do setor elétrico. Para tanto, são considerados como objetivos de otimização a densidade de energia e o Valor Presente Líquido, a partir dos inputs caracterizados pelos níveis de potência e preço de venda de energia. As funções objetivo do problema são modeladas com auxílio da técnica de planejamento de experimentos denominada Metodologia de Superfície de Resposta, sendo que em seguida utiliza-se o método de programação multiobjetivo do Normal Boundary Intersection para realizar a otimização. A metodologia é aplicada em dois cenários, com parque eólico localizado na cidade de Macau-RN e com a possibilidade de a linha de aerogeradores que compõe o parque eólico serem da marca A ou marca B. Por fim, aplica-se a Análise Envoltória de Dados para verificar qual a melhor dentre a soluções ótimas identificadas para os dois cenários. Os resultados mostram que a metodologia é capaz de apoiar processos de licitação e programas de certificação de parques eólicos, atendendo os objetivos de reguladores, investidores e consumidores de energia elétrica.

Palavras-chave: planejamento energético, usinas eólicas, programação multiobjetivo.

Agradecimentos: Agradecemos o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil): Bolsista do CNPq - Brasil (155507/2018-4).


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

O congresso visa o encontro de profissionais, pesquisadores, centros de pesquisa, empresas e universidades para debater o uso e aplicação dos tipos de energias renováveis, bem como sua importância na sociedade, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento científico por meio de palestras e apresentações de trabalhos.